PicPay Chat

Serviço de mensageria do PicPay (reprodução: PicPay)

[Atualizado às 10h30 do dia 03/05/2022 com o termo ’empreendedores’ e outros sinônimos para dar mais precisão ao texto] Uma pesquisa interna do PicPay (Android, iOS) aponta que seu serviço de mensageria interna possui 3 milhões de usuários ativos e, deste total, 450 mil são empreendedores. Os dados foram compartilhados com exclusividade com Mobile Time por Luiz Diniz, head da área de social da carteira digital. Ou seja, 15% dos usuários do PicPay Chat utilizam a ferramenta em negociações.

“Não prevíamos que fosse tão rápido (o uso feito por empreendedores). Isso foi antecipado pelo uso desses comerciantes na aplicação do PicPay verde (pessoa física)”, explica. “Os empreendedores recebem seus pagamentos de diversas formas: Pix, cartão de crédito, débito, por exemplo. Mas, após um pagamento, eles abrem um canal de vendas com conversa via PicPay Chat. Isso fomenta uma nova forma de venda por meio de um canal de relacionamento, e recebem o dinheiro na conta do PicPay”, completa.

Citando dados do mercado, Diniz lembra que, antes da pandemia do novo coronavírus, 47% dos mercadores faziam comércio via chat, hoje, no cenário com a pandemia, a proporção saltou 70%. Com este avanço, a estratégia do PicPay para a pessoa jurídica será fortalecer este canal como meio de vendas com material informativo.

“O empreendedor é um acontecimento no PicPay Chat. 85% dos usuários da mensageria são comuns, apenas 15% são vendedores. A mensagem direta (DM) é para pessoa física. Portanto, a ideia não é nichar o PicPay Chat, mas desejamos acompanhar e fazer conteúdos educativos (de apoio) para os empreendedores utilizar esse canal com vendas e pesquisas de relacionamento”, diz. “Queremos ampliar os casos de uso no aplicativo verde. Fazer dele o espaço de relacionamento no pós-venda. Nosso foco é ensinar o comerciante a tirar mais valor do chat. Temos um potencial grande de comunicação. Podemos enviar mensagens educativas por meio de notificações do app ou DM”, explica.

A pesquisa demonstra ainda que o texto é a opção mais utilizada pelos usuários do mensageiro, seguido por envio de link, imagens e documentos. Por sua vez, o envio de áudio ainda é bem baixo, se comparado com os OTTs de mensageria mais tradicionais.