A Ubook (Android, iOS) lançará em breve o serviço de impressão sob demanda (PoD, na sigla em inglês). Para tanto, montou uma gráfica no Rio de Janeiro, primeira cidade onde a proposta será implementada. O conceito elimina o custo de armazenamento e traz mais eficiência na produção de livros.

Os livros para impressão sob demanda serão vendidos pela Ubook Store, loja virtual na qual estará disponível também todo o catálogo de ebooks e audiolivros da Ubook. Os assinantes da Ubook, que hoje pagam R$ 16,90 por mês para acessar de forma ilimitada o catálogo de conteúdos da companhia, terão descontos e vantagens, como frete grátis.

Uma vez comprado um livro de PoD, a Ubook vai imprimi-lo e enviá-lo imediatamente. Está nos planos da empresa construir gráficas em outras grandes cidades e nelas oferecer a entrega do livro em até uma hora, tal como fazem serviços de delivery em geral.

Catálogo

Serão disponibilizados para impressão sob demanda os mais de 600 títulos que a Ubook tem como editora e também livros de terceiros. A empresa já fechou contratos com cerca de 30 editoras para esse projeto. Elas enviarão os arquivos dos livros para que a Ubook possa realizar a impressão. 

“Para os nossos livros somos a cadeia completa. Somos a editora, a gráfica e a livraria. E para quem quiser podemos ser somente a loja e/ou a gráfica”, explica Flávio Osso, CEO da Ubook, em conversa com Mobile Time.

A impressão sob demanda é entendida como uma solução para manter a venda de livros cujo estoque já se esgotou e para os quais talvez não valha a pena uma reimpressão em grande quantidade.

Estratégia

A impressão sob demanda é mais um passo da Ubook na expansão de suas atividades. A empresa, que começou produzindo audiolivros, hoje desenvolve conteúdo original, distribui notícias em áudio e também músicas. Tudo está acessível através do seu app (Android, iOS).