Itaú

Foto: divulgação

[Matéria atualizada às 19h22 de 03/03/22 com novas informações do Procon-SP e às 21h07 com o retorno dos serviços] O Itaú (AndroidiOS) enfrentou uma instabilidade que não permitiu acesso dos correntistas ao aplicativo e ao Internet Banking na manhã e tarde desta quinta-feira, 3. De acordo com fontes próximas ao tema ouvidas por Mobile Time, a falha começou às 9h com o desaparecimento de saldos e mudanças em valores de contas correntes. À noite, o Itaú Unibanco informou que os extratos e saldos das contas correntes dos clientes foram atualizados, com os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente.

O clima foi de tensão em todo o banco, segundo as fontes. Mas a área de TI da instituição foi mobilizada para corrigir a falha que é no sistema de conta corrente, porém sem vazamento de dados até o momento.

Em uma primeira nota nota oficial, o Itaú informou que estava “atuando para corrigir a intermitência que afeta seus sistemas nesta quinta-feira”. Reconhece que há impacto na demonstração de saldo de conta corrente para parte de seus clientes e que a falha é interna, não externa.

Às 14h54, o banco Itaú enviou um novo posicionamento para esta publicação. Nele, a instituição informa que “a origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento.”

Defesa ao consumidor

O Procon-SP notificou o Itaú na noite desta quinta-feira. De acordo com o órgão paulista de proteção ao consumidor, o banco deverá esclarecer:

  • Quando constatou o problema;
  • Qual a previsão de regularização;
  • Quais providências e protocolos de segurança foram implementados;
  • Se o banco de dados da empresa foi afetado;
  • Quais informações foram comprometidas;
  • E se o banco segue as prerrogativas da LGPD.

Também pede que o Itaú esclareça ao consumidor sobre direito que este possui, como:

  • Contestação de saques;
  • Pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos;
  • Falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema;
  • E quais canais alternativos foram disponibilizados.

O banco tem até a próxima segunda-feira, 7 para responder.

Consumidor

Importante dizer que o principal ponto da falha desta quinta-feira, os erros em saldos de conta corrente, o regulador afirma que “valores depositados indevidamente em decorrência da falha no site e app do Itaú não devem ser utilizados e deverão ser devolvidos”.  E se o consumidor tiver algum problema com saldo deve fazer contato primeiro com o banco e, caso a questão não seja resolvida, com o Procon-SP.

O órgão de defesa ao consumidor ressalta que, o “correntista não pode ser responsabilizado por uma falha que não foi sua”. Portanto, qualquer transação que não foi feita pelo cliente “deverá ser considerada” e caso tenha sido impedido de efetuar alguma transação – se o banco não oferecer uma alternativa para realizá-la – o “consumidor não poderá ser prejudicado com cobrança de multa, juros ou outros”.