streaming; música

O Spotify (Android, iOS) comunicou que fechou seu escritório na Rússia por tempo indeterminado em decorrência ao ataque na Ucrânia, segundo a revista Variety. O serviço de streaming também removeu conteúdo dos canais RT e Sputnik e está restringindo conteúdo de outros veículos afiliados ao governo russo. A Reuters, no entanto, relata que os conteúdos do RT e do Sputnik foram removidos em vários mercados, incluindo Estados Unidos e União Europeia, mas não na própria Rússia. No total, o Spotify diz que revisou milhares de conteúdos desde o início da guerra.

Fechar o escritório russo do Spotify significa que a empresa não está mais em conformidade com uma lei do país de julho de 2021 que obriga empresas estrangeiras de mídia social com mais de 500 mil usuários diários a ter um escritório local na Rússia. O não cumprimento significa que o serviço pode enfrentar restrições ou até mesmo ser banido no país, relata a Reuters.

Por enquanto, o serviço de streaming de música diz que continuará transmitindo na Rússia, mercado no qual entrou em julho de 2020 ao mesmo tempo em que iniciou sua operação na Ucrânia e em outros 10 países europeus. A ideia, segundo fonte ouvida por Variety, é manter o fluxo global de informações.

A decisão do Spotify segue junto com outras big techs, como Facebook, que restringiu acesso aos meios de comunicação estatais russos, como o canal TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti e os sites Lenta.ru e Gazeta.ru. Em retaliação, a agência reguladora de mídia da Rússia acusou a mídia social de censura e restringiu o acesso ao Facebook.

Várias empresas também se retiraram temporariamente da Rússia. É o caso da Apple, que fechou suas lojas e suspendeu a venda de produtos no seu site.