Um dos remédios contra o baixo retorno sobre o investimento em redes móveis seria permitir a consolidação das operadoras, aconselhou o fundador e chairman da indiana Bharti Enterprises, Sunil Mittal, durante painel de abertura do MWC25 (Mobile World Congress), nesta segunda-feira, 3, em Barcelona.

“Com 4% de retorno sobre investimento por ano, alguma coisa precisa mudar. O capital precisa voltar para quem investe. Claro que a competição é importante, mas precisamos permitir o ganho de escala através da consolidação. Não dá para ter múltiplos players (em um mesmo país). A Europa não precisa de quatro a cinco teles por país. Deixem a consolidação acontecer. Precisamos de grandes operadoras que sejam (economicamente) sustentáveis”, argumentou Mittal.

O executivo criticou também a construção de redes duplicadas. Ele entende que isso não faz mais sentido. O lema agora é compartilhar infraestrutura e competir em qualidade de serviço e na força das marcas.

Espectro e tributação

Mittal também criticou a alta carga tributária e o preço dos leilões de espectro: “Os governos celebram a nossa indústria, mas ela é altamente tributada. Em alguns países, o imposto de telecom é mais caro que o do álcool. A conta não fecha. (…) E precisamos de espectro a baixo custo. Isso é extremamente importante”.

Foto no alto: Sunil Mittal, fundador e chairman da Bharti Mittal, durante o Mobile World Congress (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!