O capital investido no setor de telecomunicações está aumentando mais rapidamente do que a receita. “Isso claramente não é sustentável. Ou paramos de investir, ou as receitas precisam crescer”, diagnosticou o diretor geral da GSMA, Mats Granryd, durante a abertura do MWC25 (Mobile World Congress 2025), em Barcelona, nesta segunda-feira, 3.
O executivo apontou duas oportunidades de novas fontes de receita para o setor: as APIs do Open Gateway e a inteligência artificial.
Sobre Open Gateway, ele destacou que 80% das teles ao redor do mundo já aderiram à iniciativa e que de um ano para cá o faturamento com as APIs aumentou 120%. O mercado potencial para o Open Gateway é da ordem de US$ 330 bilhões por ano.
Em IA, o setor pode ser um importante provedor de dados, que são o combustível para a construção das soluções nessa tecnologia. A GSMA estima que IA pode ter um impacto da ordem de US$ 5 trilhões na economia mundial e o setor de telecom poderia abocanhar uma parte desse montante.
MWC25: necessidade de canais de 400 MHz
Por fim, Granryd lembrou da importância de o setor ter acesso a espectro nas faixas de 3,5 GHz e 6 GHz a preços acessíveis. E destacou a necessidade de canais cada vez maiores. Para o futuro, ele prevê a demanda por canais de 400 MHz.
Foto no alto: Mats Granryd, diretor geral da GSMA, durante o Mobile World Congress (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)