A regulamentação excessiva está travando o desenvolvimento econômico da Europa. Essa foi uma das mensagens do novo chairman e CEO da Telefónica, Marc Murtra, na abertura do MWC25 (Mobile World Congress), em Barcelona, nesta segunda-feira, 3.

“Vivemos uma nova era em que titãs da tecnologia estão gerando mudanças e se tornando players dominantes, quase monopólios, com muito mais capacidade de investimento que 20 anos atrás. Eles estão investindo capital em tecnologias disruptivas. E estão todos baseados nos EUA e na China”, comentou.

No seu entender, a regulamentação mais aberta e flexível nos EUA e na Ásia tem permitido o desenvolvimento de novas grandes empresas de tecnologia nesses mercados, enquanto a rigidez regulatória estaria travando o avanço europeu.

“A Comunidade Europeia e seus reguladores precisam adaptar suas regulações e objetivos para permitir a consolidação tecnológica. Se isso não acontecer, a Europa não terá capacidade de definir o seu futuro com autonomia”, alertou. “Calamidades são inevitáveis. Decadência, não. O tempo não espera por ninguém, nem a tecnologia”, completou.

Foto no alto: Marc Murtra, CEO da Telefónica, no Mobile World Congress (Crédito: Ana Paula Lobo/Convergência Digital)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!