O lançamento do Facebook Home, aplicativo que ocupa as telas inicial e de bloqueio dos smartphones Android com conteúdo da rede social de Mark Zuckerberg, impacta negativamente duas empresas principalmente: Apple e WhatsApp.

Analisemos a Apple em primeiro lugar. A escolha do Facebook de lançar o Home primeiramente para Android é fundamentalmente técnica e econômica: o sistema operacional do Google é aberto o suficiente para permitir uma aplicação tão transformadora como essa, algo que não se consegue fazer com o iOS, e a plataforma Android possui hoje uma base muito maior de usuários no mundo que aquela da Apple. Querendo ou não, o lançamento do Facebook Home reforça a crítica de que a interface do iPhone está antiquada. No smartphone da Apple a home screen é pouco "personalizável". Não há widgets. E agora não há Facebook Home. O máximo que se consegue é trocar a ordem dos apps ou agrupá-los em caixas. O Facebook não é o primeiro a priorizar o Android em detrimento do iOS. Outros desenvolvedores importantes começam a dar preferência para a plataforma do Google, seja por sua abertura ou pelo tamanho da sua base.

O outro grande impactado é o WhatsApp, serviço de mensagens de texto via IP. Com Facebook Home instalado, toda mensagem que recebida vira uma pequena foto do remetente na tela. A funcionalidade foi batizada de "chathead". As "cabeças" aparecem por sobre qualquer aplicativo, permitindo o início imediato de um bate-papo, sem precisar fechar o app. O chathead funciona apenas para SMS e mensagens enviadas pelo Facebook Messenger. Ou seja: a notificação de mensagens do WhatsApp ou de qualquer outro app de mensagens (Viber, eBuddy etc) não terá esse privilégio. E dificilmente isso acontecerá no futuro, já que o Facebook Messenger é um concorrente direto. A adesão ao Facebook Home deve contribuir para o aumento do uso do Facebook Messenger em detrimento de outros serviços de mensagens instantâneas.

Por fim, todos os outros apps são impactados, pois perderão espaço na home screen do usuário. Em vez de serem vistos imediatamente após o desbloqueio da tela, sua exibição vai requerer alguns cliques a mais, acessando um menu do Facebook Home.  

Windows Phone

O Facebook Home parece um aperfeiçoamento de uma ideia esboçada no Windows Phone: os "live tiles". Trata-se de widgets na tela inicial que podem exibir conteúdos em tempo real de seus aplicativos. Aliás, o próprio conteúdo do Facebook já podia ser usado no lugar da tela de bloqueio de smartphones com Windows Phone 8, mas a exibição se limita às fotos publicadas pelo próprio usuário, não pelos seus amigos.