Com quantos anos se aposentar? Qual será o valor mensal que a previdência privada poderá fornecer? Melhor VGBL ou PGBL? Qual o investimento mais adequado para depois da aposentadoria? As dúvidas parecem não ter fim quando se trata da vida após anos e anos de trabalho. O tema é cheio de nuances e detalhes e a expectativa da reforma que está sendo debatida no Congresso confunde ainda mais o meio de campo. Para dar suporte de informações a agências de investimentos nasceu o Otto, um chatbot de inteligência artificial especializado em previdência privada, e cujo nome foi uma homenagem a Otto von Bismarck, chanceler alemão criador do primeiro sistema de previdência público em 1880.

“O Otto é um chatbot especialista em previdência privada e não de previdência social. No entanto, ele mostra diferenças e vantagens desses dois tipos de previdência, além de permitir que o usuário simule valores de aposentadoria, calculando a contribuição necessária para uma dada renda desejada no futuro, ou qual a renda se teria dada uma determinada contribuição mensal”, explicou o idealizador e fundador do sistema, Alexandre Melo.

A aplicação foi desenvolvida pela Via Cognitiva para o mercado financeiro e foram necessários oito meses para seu desenvolvimento. Otto será implantado e acessível, em um primeiro momento, a partir do site da corretora, seguradora ou escritório de investimento. “Em seguida, também iremos implementar no Facebook Messenger e, num próximo momento, via Whatsapp”, completou Melo.

Otto será lançado ainda em abril e tem capacidade de aprender com a interação com os usuários. O chatbot possui um sistema em nuvem onde estão armazenadas mais de 300 intenções de perguntas e respostas sobre o tema. Por meio de aprendizado de máquina, o número pode aumentar conforme surjam mais dúvidas. Até seu lançamento, os idealizadores já fizeram testes em alguns escritórios de investimentos de São Paulo.

Otto chega num momento estratégico para os brasileiros. Em pleno debate do novo sistema de previdência do governo federal, o Yubb, buscador que compara rendimentos de investimentos, notou um aumento 14 vezes maior no volume de buscas por investimentos de longo prazo (acima de 10 anos). Foram 987 mil buscas contra 66 mil no mesmo mês de 2018.