Até o final do ano a Claro leva para outras 12 cidades a tecnologia 5G por meio de Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, na sigla em inglês) e contempla as cinco regiões do Brasil: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Campinas e Santos, no sudeste; Brasília e Goiânia, no centro-oeste; Belém e Manaus, na região norte; São Luiz do Maranhão, no nordeste; e Porto Alegre, na região sul do País. Dos doze municípios, seis estão no estado de São Paulo.

O DSS chegará aos poucos, em alguns bairros dessas cidades, assim como aconteceu no anúncio do 5G DSS, em julho, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde a velocidade pode chegar a 400 Mbps.

Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e a penetração de smartphones de última geração no mercado. “Escolhemos as cidades com maior uso e alta densidade de tráfego”, resumiu durante live Fábio Maeda, diretor de inovação e serviços digitais da Claro.

Anúncio da expansão da rede 5G DSS da Claro

O apresentador da live, Luciano Amaral (à esq.), com o diretor de inovação e serviços digitais da Claro, Fábio Maeda

Até o momento, clientes Claro com um smartphone compatível com a tecnologia 5G podem usufruir da navegação na rede de quinta geração caso estejam em um lugar que já tenha a rede adaptada. Ou seja, não há adicional de custo ou aumento de tarifa.

Durante a live, o diretor de redes de acesso móvel da Claro, Celso Birraque, explicou que a operadora e a Apple estão conduzindo testes de homologação para que o iPhone 12, tão logo comece e a ser vendido no Brasil, funcione no 5G DSS.

A operadora conta com os seguintes parceiros para a implementação do 5G DSS no País: Nokia, Ericsson, Huawei, além das fabricantes de smartphones Motorola e Samgung