A Netflix (Android e iOS) informou que a partir desta quinta-feira, 5, vai oferecer aos seus clientes no mundo todo uma nova ferramenta que permite controlar o consumo de dados quando estiverem assistindo um vídeo na rede móvel. De acordo com o material publicado no blog da empresa, o objetivo é dar mais controle e opção de escolha para o usuário gerenciar o uso de dados móveis, atingindo pessoas que têm planos de dados ilimitados ou mais restritos.

Se selecionado pelo usuário, o modo padrão (automático) de redução de dados permitirá aos usuários assistir até três horas de séries e filmes por 1 GB consumido com qualidade de vídeo e sons reduzidos. Além do modo automático, o Netflix disponibilizou cinco opções manuais de consumo de dados, são elas:

Modo Consumo
Desligadas Apenas para quando estiver conectado em rede Wi-Fi
Baixo Assistir 4 horas por GB consumido
Médio Para ver filmes e série por 2 horas por GB
Alto Opção para assistir 1 hora por GB consumido
Sem limite Recomendado apenas com plano de dados

A companhia norte-americana ainda disponibilizou quanto é consumido em GB nas quatro opções com controle de dados, uma vez que sem a funcionalidade são consumidos 1 GB do plano de dados por hora em qualidade standard (SD) e 3 GB em alta definição (HD). Veja abaixo, como ficará com o usuário a opção de controle:

Modo Consumo Resolução
Baixo 0,3 GB por hora Não informado
Médio 0,7 GB por hora SD
Alto 3 GB de dados/7 GB de dados por hora HD/UHD
Automático Baseado na velocidade da rede móvel Depende da rede móvel

No Brasil, a funcionalidade já está disponível para dispositivos móveis. Para acessar, o usuário deve clicar dentro do app na opção “menu”, acessar “configurações do aplicativo” e selecionar “uso de dados da rede celular”.  Dentro, a pessoa deve escolher por “automático” ou pelas outras opções manuais.