Pesquisa Mastercard sobre pagamento sem contato

69% dos brasileiros usuários de cartões sem contato de Mastercard afirmaram em pesquisa global da bandeira que a pandemia da Covid-19 os incentivou a usar o meio de pagamento por aproximação de seus cartões. O NFC ainda dispensa o uso de senha para valores de até R$ 50. A pesquisa também mostra que, no Brasil, 14% dos entrevistados deixaram de utilizar dinheiro durante a pandemia, enquanto 63% diminuíram significativamente o seu uso. E 61% dos entrevistados afirmaram que o pagamento contactless agora é sua forma preferida de pagar.

Em termos globais, o estudo apontou que, entre os entrevistados que utilizam pagamentos por aproximação, 72% fizeram compras utilizando um cartão físico, 49% utilizaram carteiras digitais e 13% usaram vestíveis e outros dispositivos habilitados.

De acordo com a Mastercard quase 5 mil municípios brasileiros já realizaram ao menos uma transação por aproximação. No topo dos estabelecimentos comerciais que mais usam o pagamento com NFC estão redes de fast-food, restaurantes, postos de gasolina e as lojas de conveniência.

Ainda segundo a pesquisa global, os pagamentos sem contato cresceram duas vezes mais rápido que meios tradicionais de pagamento em mercearias e farmácias durante o mês de março, início da quarentena por conta do novo coronavírus, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Vale lembrar que, entre janeiro e novembro de 2019, a Mastercard informou que foram realizados 13 milhões de pagamentos com NFC ao mês no País.

Metodologia

A pesquisa entrevistou de forma online 500 pessoas no Brasil e um total de 17 mil pessoas em 19 países entre os dias 10 a 12 de abril de 2020.