A Mobileye, unidade de veículos autônomos da Intel, pretende lançar em 2022 um serviço de táxis-robôs, ou seja, carros com direção autônoma para o transporte de passageiros. O serviço será disponibilizado inicialmente em áreas restritas de algumas poucas cidades, como Tel Aviv, em Israel, e San Diego, nos EUA. Mas até o final da década serão centenas de cidades. A informação foi compartilhada pelo CEO da Mobileye, Amnon Shashua, durante teleconferência sobre a aquisição da Moovit, nesta terça-feira, 5.

Em uma primeira fase, os táxis-robôs da Mobileye terão nível 4 de automação, o que significa que sua circulação, a depender das regras de cada cidade, ainda será restrita a determinadas regiões e em vias com velocidade reduzida. Além disso, no nível 4 um ser humano pode intervir no comando do carro, se necessário.

A Moovit, por sua vez, terá dois papéis importantes na estratégia da Mobileye. Primeiro, fornecerá dados de uso de transporte público que servirão para nortear a oferta de táxis-robôs. Segundo, o app funcionará como um agregador de modais e servirá também para a solicitação de corridas com táxis robôs.

A Mobileye vai usar seus táxis-robôs para gerar mapas com resolução cada vez melhor de ruas e estradas. E sua ideia é iniciar com um modelo de negócios B2B, disponibilizando sua tecnologia e frota de carros para outras empresas. Mais à frente, em uma fase futura, passaria a vender soluções diretamente para o consumidor final, em um modelo que chama de “mobilidade como serviço”.

A Intel anunciou na última segunda-feira, 4, a aquisição da Moovit por quase US$ 900 milhões.