O 5G já chegou ao Brasil – ainda que, por enquanto, seja apenas no Palácio do Planalto, em Brasília, num pequeno rádio de demonstração. O primeiro piloto da tecnologia standalone foi acionado na quarta-feira, 5, durante o evento que marcou a abertura do Digital Day, no Salão Negro do Congresso Nacional, uma exposição que mostra possibilidades que a tecnologia móvel de quinta geração permitirá na vida dos brasileiros. São 16 exemplos práticos da aplicação da tecnologia, como telemedicina, realidade aumentada, realidade virtual, automação mecânica, IA, entre outras inovações. O evento está aberto ao público em Brasília e vai até a próxima sexta-feira, 7.

Numa parceria entre a Ericsson e a TIM, o projeto piloto de Brasília é o primeiro de uma série de 20 outros espalhados pelo País prometidos pelo Ministério das Comunicações até o final de 2021. “O rádio que usamos aqui no piloto é exatamente o mesmo que usaremos depois que o leilão de 5G estiver definido. Instalamos o rádio da Ericsson na rede da TIM, em uma velocidade acima de 1 Gigabyte por segundo. Será tudo igual”, afirmou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, em entrevista ao Mobile Time. Ele ressaltou a importância da presença de membros do Legislativo e do Executivo no evento, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pois esta é uma oportunidade de informar e sensibilizar parlamentares sobre o significado da tecnologia ao País.

De acordo com discurso do ministro Fábio Faria, todas as capitais brasileiras terão 5G até julho do ano que vem – e todos os brasileiros terão Internet até 2028. Pesquisa recente do IBGE, entretanto, aponta que, atualmente, 40 milhões de pessoas no País não têm acesso nenhum à rede.

BB, Sebrae e Wi-Fi

Na cerimônia de abertura, o ministro Fábio Faria assinou também um protocolo de intenções para uma parceria entre Banco do Brasil e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que visa levar Wi-Fi a mil municípios. O programa Wi-Fi Brasil, que já conta com mais de 13 mil pontos de Internet via satélite instalados, se compromete a levar banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o País.

Presente durante o evento, o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acionou o rádio 5G, mas não falou sobre telecomunicações em seu discurso, utilizando o espaço apenas para defender suas posições políticas em relação à pandemia, que são atualmente alvo de uma CPI no Senado Federal.