Foto: Zack/MCom

O novo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, tomou posse oficialmente nesta quinta-feira, 5, durante solenidade no Palácio do Planalto. Em seu discurso, Baigorri apontou a necessidade de modernização da agência. “As ferramentas que a Anatel tem hoje são do século 20. Somos uma agência para problemas do século 20. Para o século 21, precisamos interagir com outros órgãos, como a ANPD, a Ancine, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CGI”, afirmou.

Como exemplo, Baigorri citou a recente determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que os serviços do Telegram fossem suspensos no Brasil. “Pensamos: como vamos bloquear um aplicativo? Vamos encaminhar para as operadoras, e elas que o façam. Se não bloquearem, a gente avisa o ministro”, contou.

Segundo ele, existem novos desafios para os quais a agência não está preparada e que demandam novos diálogos, além de uma intensa participação da sociedade.

Baigorri destacou ainda a importância de fazer com que o Estado brasileiro potencialize o impacto das telecomunicações na vida das pessoas, sem deixar de levar em conta a proteção dos consumidores. “Aposto que alguém aqui vai receber uma ligação indesejada de telemarketing até o fim do dia”, brincou.

No mesmo evento, Artur Coimbra tomou posse como integrante do conselho diretor da agência. Entre os principais desafios de seu mandato, Coimbra salientou a execução do 5G mantendo o alto nível de competitividade, o fortalecimento do papel dos provedores regionais, e a racionalização dos sistemas tributários.

A solenidade contou com a presença de autoridades como os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal; e o ex-conselheiro da Anatel e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Otavio Luiz Rodrigues Junior.