O Bradesco está construindo uma plataforma com agentes de inteligência artificial generativa para desenvolvimento de softwares para o banco. O objetivo principal é a modernização de códigos de sistemas legados da instituição financeira, explica Renata Petrovic, head de inovação da companhia, em conversa com Mobile Time.

Serão formados squads com agentes de IA, cada um com uma função específica, previamente definida, e com uma hierarquia entre eles.

“Começamos testes de agentes de IA para a área de desenvolvimento de software. São multiagentes organizados em squads para modernização de códigos. Temos muitos software com linguagens antigas. Mas esse projeto ainda está começando, é incipiente”, esclarece a executiva.

O Bradesco já usa IA generativa para auxiliar seus desenvolvedores. É uma versão da sua assistente virtual, a BIA Tech. Ela gerou ganhos de eficiência de até 40% na escrita de código e de até 70% na migração de tecnologia. As análises de impacto em aplicações teve seu tempo reduzido em 90%. E houve um ganho de produtividade de 40% na geração de testes automatizados.

BIA para clientes

Uma amostra de 700 mil clientes do Bradesco acessam uma versão da BIA com IA generativa desde 2024. A taxa de resolutividade está acima de 80%, com acurácia superior a 90%. E a retenção é de 89%, ou seja, apenas 11% das solicitações são encaminhadas para humanos porque a BIA não entendeu ou não conseguiu resolver.

A empresa informa ainda que a BIA registrou um aumento de 1,8 milhão em sua base de clientes em 2024.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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