Renato Ciuchini; TIM

Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM Brasil

A TIM vai criar uma área para a monetização de dados. O primeiro produto é o de realização de pesquisas para terceiros. A operadora conta com 7 milhões de clientes que autorizam ser contactados para responder a pesquisas, número que e deve chegar a 10 milhões ainda neste trimestre, prevê Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da TIM Brasil.

A companhia vem testando o produto para pesquisas sobre seus próprios serviços. Para a parceria com o C6 Bank, por exemplo, a operadora mediu o interesse dos clientes por um banco digital. Também estão sendo realizadas pesquisas de “profiling”, agregando dados demográficos sobre os clientes. 

As pesquisas são realizadas pelo portal meuplano.tim.com.br, que recebe em média 8 milhões de usuários únicos por mês. A cada pesquisa a operadora tem conseguido atingir 130 mil respondentes por dia e 650 mil por mês.

“Conseguimos superar facilmente 100 mil respostas em poucos dias. E aí vimos que dava para criar um produto em cima disso. Podemos usar até para geração de leads”, diz Ciuchini, em entrevista para Mobile Time.

Em troca da participação em cada pesquisa, o assinante da TIM recebe um bônus em Internet móvel. Esse bônus varia de acordo com o tamanho da pesquisa, começando por 20 MB, mas podendo chegar, no futuro, a 1 GB, se for uma pesquisa muito extensa.

“Parte do dinheiro que a gente gerar será convertido em benefícios para o cliente, que ganhará um pacote de Internet. Assim passamos a ter uma base mais engajada e mais ativa, além de construir um negócio novo e gerar receita nova”, explica o executivo. Uma primeira pesquisa para terceiros está sendo negociada e talvez aconteça ainda em janeiro.

A área de monetização de dados será comandada pelo atual head de transformação da TIM, Leo Siqueira.