O Groupon, site de compras coletivas, lançou a campanha “Go Mobile!”, na qual incentiva as pessoas a fazerem o download do aplicativo da empresa. Os que baixarem o app até dia 7 de julho de 2013 e comprarem a oferta gratuita da promoção vão concorrer a três iPhones 5, três iPads e três Galaxy S4.

O app teve mais de 40 milhões de downloads no mundo. Na América do Norte, 45% das compras do Groupon foram feitas via smartphones e tablets em março deste ano, de acordo com a empresa, o que justifica o objetivo dela de trazer a tendência para o Brasil.

O sorteio da campanha “Go Mobile!” será realizado via Loteria da Caixa Econômica Federal no dia 10 de julho de 2013. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Apple, Google, Blackberry e Windows Phone.

Análise

Essa é uma das primeiras campanhas de marketing no Brasil envolvendo sorteio de prêmios para estimular o download de um app móvel. Não à toa ela parte de uma empresa como o Groupon, pois a mobilidade é o futuro do negócio de vendas coletivas. O cupom fica armazenado no smartphone do usuário e este não precisa imprimi-lo, o que simplifca o processo. Se conseguir incentivar seus clientes a adotarem o app, o Groupon pode gerar um aumento nas vendas.