As vendas ao varejo dos vestíveis aumentaram em 1,2% neste primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Ao todo, foram distribuídas ao varejo 25,1 milhões de unidades de acordo com a International Data Corporation (IDC). No mesmo período de 2017, as vendas ao varejo tinham aumentado 18% e a IDC atribui a diferença ao declínio de 9,2% nas vendas ao varejo de vestíveis básicos. Enquanto isso, wearables inteligentes com preços mais elevados de marcas como Apple, Fitbit e várias marcas da moda cresceram 28,4%.

Os relógios inteligentes e as pulseiras fitness corresponderam a 95% das vendas ao varejo no primeiro trimestre. Porém, vendas de roupas com sensores cresceram 58,6% em relação ao ano anterior. Apesar de a maioria deles ser tênis para contagem de passos, a lista de marcas que oferecem camisas, shorts e outros itens de vestuário com funcionalidade de rastreamento semelhante aos wearables que estão no mercado há anos continua a crescer.

As principais marcas

Apple, Xiaomi, Fitbit, Huawei e Garmin lideram o mercado.

A empresa californiana viu suas vendas ao varejo crescerem 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos responsáveis foi o Watch Series 3, relógio que conta com conectividade 4G e que ainda aumenta a receita adicional de assinatura de dados das operadoras. O crescimento da Apple também superou todo o mercado, permitindo que a empresa aumentasse sua participação de 14,3% no 1T17 para 16,1% no 1T18.

A Xiaomi conquistou a segunda posição com 14,8% de participação nas vendas de unidades de vestíveis ao varejo. No entanto, com o menor preço médio de venda (ASP) entre as cinco principais empresas, a Xiaomi conseguiu capturar apenas 1,8% do valor em dólares do mercado durante o trimestre. Esta é uma distinção importante, uma vez que a Xiaomi conseguiu inundar com sucesso o mercado chinês com seus dispositivos, mas teve muito menos sucesso em captar parte da carteira.

Apesar de uma queda de 28,1%, a Fitbit ficou em terceiro lugar no trimestre. O lançamento do relógio inteligente da empresa, Versa, foi recebido com sucesso inicial graças ao design atraente e ao preço (vendido, nos Estados Unidos a US$ 199,95). Recentemente, a empresa também lançou novos recursos em sua plataforma, como rastreamento de saúde feminina, que foi bem recebido e já foi usado por mais de 2 milhões de usuários.

A Huawei conquistou a quarta posição com um portfólio amplo para adultos e crianças, rastreadores de condicionamento físico e até mesmo dispositivos usados para os ouvidos, o que permitiu que a empresa saísse dos modestos 2,1% do market share para 5,2%, mais do que dobrando sua participação em relação a 2017. No entanto, a presença da empresa ainda é limitada à Ásia.

A Garmin chegou perto da Huawei com 5% de participação, um pouco acima dos 4,6% de um ano atrás. No passado, a Garmin foi relativamente lenta para adotar novos recursos em seus aparelhos, mas correu atrás com o recente lançamento da reprodução de músicas e a expansão adicional do Garmin Pay e da plataforma Connect IQ. Outro ponto interessante é que a empresa conseguiu expandir lentamente seu alcance global, já que quase três quartos de suas remessas de vestíveis estavam fora dos EUA no 1T18, em comparação com aproximadamente dois terços no ano anterior.

A pesquisa foi realizada com mais de 30 fornecedores espalhados na Ásia, América do Norte, Europa, América Latina, África, e a IDC investigou tanto os vestíveis básicos como os inteligentes.