As Applications Programming Interfaces (APIs) são a forma mais utilizada para a integração entre parceiros e clientes. Esta ferramenta, que ajuda a unir funções e serviços em aplicativos e plataformas web, é usada por 77% das empresas pesquisadas no estudo O Estado das APIs para a criação de um ecossistema de negócios.
A pesquisa foi realizada pela PwC em parceria com a Sensedia e ouviu 150 pessoas de 130 médias e grandes empresas do País em 2018. Ela também mostra que 76% das empresas têm a intenção de aumentar os investimentos em APIs. Já 95% disseram que a quantidade de APIs em produção aumentou e 54% estão com várias APIs em produção, criando um roadmap consistente.
“As APIs já passaram pelo momento da arrebentação, ou seja, estão consolidadas no mercado. Daqui a pouco ninguém mais vai discutir, assim como ninguém questiona como funciona a Internet. Ela simplesmente é… Daqui a pouco ninguém mais vai questionar se é API. Simplesmente é ela que suporta muitas das estratégias digitais”, disse o CEO da Sensedia, Kleber Bacili.
Ainda de acordo com o estudo, 50% dos entrevistados esperam conseguir integrar e agilizar processos internos com as APIs. Já 60% planejam iniciar um ecossistema ou aumentar a quantidade de parceiros integrados.
Mercados
De acordo com a pesquisa, os setores que mais investem em APIs para acelerar a transformação digital são o financeiro e de seguros, o varejo e as TICs (telecom e TI).
Para 75% dos entrevistados do setor financeiro, há uma preocupação com o desenvolvimento do ecossistema de parceiros. Desse nicho, para 100% das pessoas ouvidas do setor de seguros o principal benefício esperado é fomentar a inovação.
Já para as TICs, 74% das pessoas ouvidas têm a expectativa de que as APIs contribuam para expandir a oferta de valor dos seus produtos e serviços.
Por fim, varejistas e e-commerces são os setores que mais esperam usar APIs para melhorar integrações internas (75%) e obter receitas diretas (50%).