O Google apresentou uma série de inovações para o mercado brasileiro nesta quinta-feira, 6, durante o evento Google for Brasil, em São Paulo. Dentre as novidades, a companhia mostrou ferramentas para pesquisa em esportes, acessibilidade, apoio ao negócio e comércio e privacidade. Mobile Time selecionou algumas das novidades de destaque:
Segurança de dados
Um dos temas mais explorados pelo Google foi a privacidade do usuário. Tanto que a companhia trouxe seu principal executivo do tema, Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos públicos. Walker mostrou um pacote de atualizações que inclui: uso de smartphone Android (a partir do Nougat) para verificação de duas etapas na conta Google; a aba “seus dados” da busca com informações do acesso, agora chegam ao Maps, Assistente e em breve no YouTube; modo de navegação anônimo em apps do Google; e a função auto-delete, uma função que permite escolher um limite de tempo para apagar dados armazenados do usuário pelo Google, em um período de três a 18 meses.
Buscas
Nas buscas, o diretor de engenharia do Google Brasil, Berthier-Ribeiro Neto, mostrou novidades ligadas aos grandes eventos esportivos. Na Copa do Mundo Feminina da FIFA, as informações sobre partidas, times, placares e estatísticas serão mostradas em tempo real. Os usuários ainda conseguem acompanhar três placares ao mesmo tempo.
As novidades também chegam para o Campeonato Brasileiro de Futebol masculino. Outras atualizações são: atualização da tabela do campeonato em tempo real; assinatura dos times para receber informações na busca, opção de assistir os melhores na busca e acompanhamento de entrevistas em vídeos com atletas.
Mapas
Com mais de 10 milhões de lugares inseridos no Google Maps no Brasil, a companhia trouxe para o serviço de navegação e na busca do Google, a opção para os consumidores seguirem lugares que gostam. Isso permitirá que os usuários recebam informações e descontos por meio do app. Pelo lado dos negociantes, eles podem enviar boas-vindas para novos seguidores e criar de links curtos de sua página no Google Maps. O intuito das novas ações com os comerciantes é ajudá-los na jornada digital e alcançar novos clientes, uma vez que apenas 40% das pequenas empresas têm site na web e 96% dos brasileiros usam a web para pesquisa sobre produtos e serviços de PMEs.
Shopping
Por sua vez, o Google Shopping traz parte das novidades do evento de marketing do Google, realizado em maio nos EUA. Com a página remodelada, os comerciantes poderão: mostrar anúncios mais visuais na busca, acessar a opção de compras na busca, adicionar opção de compra online e retirar o produto na loja física; e fazer campanhas com parceiros para alavancar produtos específicos.
Google Go e Gboard
Outras novidades que o Google apresentou em mobilidade celular estão ligadas aos aplicativos Google Go e o Gboard, seu aplicativo de teclado. A companhia revelou que o Brasil é o segundo país que mais utiliza o Go, um app de navegação que consome menos espaço do smartphone (5 MB) e economiza em até 40% o consumo de dados móveis. Sobre o Gboard, a empresa ressalta que desde que o dialeto de origem alemã Hunsrik – falado por pessoas no Sul do Pais – foi adicionado ao app, milhares de pessoas escrevem o equivalente a livros no teclado do Google para Android e iOS.