O Google apresentou uma série de atualizações, produtos e serviços para o mercado brasileiro nesta quinta-feira, 6, em São Paulo. Entre elas estão o primeiro “smart feature phone” com KaiOS, com botão dedicado ao Google Assistant, e dispositivos conectados para smart home, ambos em parceria Positivo.

“Hoje tivemos quase dez lançamentos no Brasil. Programas de inovação, empreendedorismo, inteligência artificial, Wi-Fi, Google Shopping”, disse Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil. “Nós temos compromisso de aumentar o acesso à Internet no Brasil e fazer que isso funcione para todos os segmentos da sociedade”.

Inteligência artificial

De acordo com executivos do Google, o smart feature phone terá acesso a todas as ações da assistente virtual. Lauren Pachaly, líder do marketing do Google Assistente no Brasil, explicou que a iniciativa é importante para pegar uma parcela da população que não tem acesso à inteligência artificial.

“Tivemos um crescimento de quatro vezes na quantidade das actions, de 2018 para 2019. Os números apresentados em voz (90% dos brasileiros já enviaram mensagens de voz e 60% já usaram a voz para controlar seus smartphones, segundo dados do Google) mostra que esse segmento tem uma oportunidade incrível”, disse Pachaly.

Ainda sobre o smart feature phone, Maia Mau, líder do Android e do Assistente na América Latina, ainda há possibilidade para a Positivo trabalhar com as ações do Google Assistente no ponto de venda, de modo que atraia o consumidor. Um dos novos actions que chega nesta quinta-feira é o da Galinha Pintadinha que permite brincar de estátua, conversar com a personagem ou jogar o Galinha Sabidinha.

O Smart Feature Phone da Positivo chega ao mercado brasileiro no final de maio por R$ 279. Vale lembrar que o Mobile Time adiantou o lançamento do handset no começo deste ano.

Além do handset, o Google está trazendo uma série de produtos com a Positivo para a casa conectada. São lâmpadas, plugue de tomada, câmeras, sensores e alarme que podem ser controlados pelo Google Assistente. Também chegando ao mercado no final do mês, os produtos tentam ser mais acessíveis e começam a R$ 99.