O presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, defendeu as ações da empresa contra a Huawei, após a companhia chinesa entrar numa lista negra do governo norte-americano. De acordo com o site Convergência Digital, Coelho afirmou que a fornecedora e fabricante de dispositivos foi punida por violar a privacidade dos usuários.

“Talvez o ponto importante (no imbróglio) aqui é, logicamente, quando você entende que algum fornecedor de infraestrutura, de rede ou de um dispositivo, não respeita a política de privacidade, isso tem que ser atacado”, disse o executivo, ao responder uma questão sobre a Huawei.

Por outro lado, Coelho enfatizou a maneira como a ação foi feita, uma vez que, se retirar imediatamente qualquer dispositivo do ecossistema Google (leia-se Android Partners), isso pode punir o usuário daquele device. Por isso, em sua visão, o Google modificou sua decisão inicial e criou um período de transição de 90 dias.

A fala do presidente do Google foi complementada rapidamente por um membro da equipe de comunicação da empresa. De acordo com o profissional, que acompanhava Coelho em sua fala no Google for Brasil, nesta quinta-feira, 6, em São Paulo, o Google tomou a decisão por ser uma empresa norte-americana que acata as decisões de seu governo.

O assessor do Google lembrou que a Huawei é um dos parceiros de sua companhia. Contudo, a empresa norte-americana entendeu que, uma vez que a chinesa estaria na lista negra de comércio dos EUA, o acesso para algumas de suas tecnologias não seria possível. Frisou ainda que os aparelhos da Huawei seguem funcionado durante os 90 dias, inclusive com acesso à Google Play.

Atualização

O Google procurou o Mobile Time na manhã desta sexta-feira, 7, para atualizar a sua posição sobre a Huawei. Em nota enviada, a companhia afirma:

“A respeito da decisão do governo dos Estados Unidos em relação à Huawei, o Google esclarece que, assim como outras empresas norte-americanas, está em contato com o Departamento de Comércio dos EUA para garantir que estamos respeitando a decisão e a licença temporária que nos permite continuar a fornecer atualizações de software e de segurança para smartphones fabricados pela Huawei pelos próximos 90 dias. Nosso foco continua a ser proteger a segurança de usuários do Google em milhões de dispositivos da Huawei nos EUA e ao redor do mundo.”