Trump

Facebook bloqueia as contas de Donald Trump por dois anos a contar de 7 de janeiro de 2021. Em sua volta, rede social aplicará sanções que poderão ser ativadas, caso o político não respeite as regras

O Facebook (Android, iOS) mantém o banimento de Donald Trump de suas redes sociais – Facebook e Instagram – até o dia 7 de janeiro de 2023, quando reavaliará se o risco para a segurança pública de permitir que o ex-presidente dos Estados Unidos volte às redes sociais diminuiu.

“Avaliaremos fatores externos, incluindo casos de violência, restrições a reuniões pacíficas e outros indicadores de agitação civil”, escreveu o vice-presidente de assuntos globais, Nick Clegg, no blog da empresa. “Se determinarmos que ainda há um risco sério para a segurança pública, estenderemos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco diminua”, continuou.

Caso Trump seja autorizado a voltar às mídias sociais, haverá um conjunto de sanções que e serão acionadas se Trump violar ainda mais as regras de moderação de conteúdo da empresa, escreveu Clegg.

Esta suspensão de dois anos impedirá Trump de usar o Facebook ou o Instagram para até depois das eleições de meio de mandato de 2022 nos Estados Unidos.

O Facebook suspendeu as contas de Trump após a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA. A decisão foi a ação mais agressiva do Facebook contra Trump durante seu mandato de quatro anos.

A mudança do Facebook ocorre no momento em que o gigante da mídia social também está encerrando uma política que protege os políticos de algumas regras de moderação de conteúdo. Ele disse que não daria mais imunidade aos políticos para conteúdo enganoso ou abusivo.