O governo da Nigéria suspendeu as operações do Twitter (Android, iOS) no país por tempo indeterminado no último sábado (5) “pelo uso persistente da plataforma para atividades que são capazes de minar a existência corporativa da Nigéria”, de acordo com um comunicado do ministro da Informação e Cultura na própria rede social. A mudança ocorre dias depois de a plataforma ter removido um tweet do presidente Muhammadu Buhari, por, segundo a rede social, violar sua política de “comportamento abusivo”.

A plataforma estava permitindo “a propagação de mensagens religiosas, racistas, xenófobas e falsas” que “poderiam separar alguns países”, disse um porta-voz do governo.

No sábado, o gabinete do procurador-geral da Nigéria e do ministério da justiça informou que iria prender e processar qualquer pessoa que tentasse contornar o bloqueio, informou a CNN, e instruiu as agências governamentais a cooperar com os promotores “para garantir o rápido processo contra os infratores sem mais atraso.” Vários noticiários disseram que pessoas na Nigéria estavam usando VPNs para tentar evitar o banimento e continuar usando o Twitter.

No tweet excluído de Buhari, ele sugeriu que puniria os separatistas. “Muitos dos que se comportam mal hoje são muito jovens para estar cientes da destruição e perda de vidas que ocorreram durante a guerra de Biafra”, escreveu ele. ” Buhari foi um major-general durante a guerra de Biafra, que deixou mais de um milhão de mortos.

A equipe de Políticas Públicas do Twitter disse em um comunicado no sábado que estava “profundamente preocupada” e trabalharia para restaurar o acesso na Nigéria.