O Telegram (Android, iOS) lançou nesta quinta-feira, 6, o Telegram Stars, um meio de pagamento voltado para os mini apps inseridos no aplicativo de mensageria. Será possível aceitar o pagamento in-app das lojas Google Play e App Store.

Os mini aplicativos descentralizados são interfaces semelhantes a uma loja dentro do app de mensageria e são baseados em blockchain da Fundação Open Network (TON). Essas soluções são compatíveis com criptomoedas. É possível fazer campanhas de marketing, por exemplo, e alcançar os usuários do Telegram.

Os desenvolvedores dos mini apps poderão retirar as Stars por meio do Fragment, via TON. Também será possível usar as Stars para promover os mini apps dentro do Telegram.

Apple e Google ficam com a comissão de 30% no momento em que os usuários adquirem Stars, mas o Telegram informou que vai subsidiar os anúncios comprados com o Telegram Stars. Caso os desenvolvedores reinvestirem os Stars na promoção de seus mini apps, a comissão pode baixar para até “quase 0%”, segundo anúncio do app de mensageria.