A Lyft aproxima-se em número de usuários ativos diários (DAUs) da Uber, nos Estados Unidos. De acordo com a estimativa da empresa de análise de dados Apptopia, a Lyft tem 49% do market share do país, enquanto a Uber conta com 51%. A análise prevê que a Lyft supere oficialmente a Uber no quarto trimestre de 2020.

A Apptopia explica que as duas empresas crescem de maneira igual, com cerca de 2 milhões de novos downloads por mês. Porém, nos últimos dois anos, a conversão para usuários ativos está mais rápida na Lyft por conta de uma taxa de retenção maior. De janeiro de 2018 a janeiro de 2019, a Lyft cresceu a uma média mensal de 75,5% em DAUs, enquanto a Uber, 49,4%.

Com relação a downloads ou novos usuários, a Uber continua a superar a concorrência. A Lyft teve uma média de 27% menos downloads mensais da Uber (nos EUA) nos últimos seis meses. Ainda assim, a diferença está diminuindo de maneira consistente, tanto em termos de downloads (novos usuários líquidos) quanto na classificação da App Store (visibilidade do consumidor).

A Apptopia associa esse crescimento da Lyft, apesar de a Uber ter mais downloads, à capacidade da primeira em adquirir e reter melhor seus usuários que baixam o app de forma orgânica. Porém, o investimento em publicidade e aquisição de usuários pagos é bastante significativo. Em 2018, a Uber investiu US$ 3,2 bilhões e a Lyft, US$ 567 milhões. No ano seguinte, e analisando apenas três trimestres, a Uber investiu US$ 3,4 bilhões e a Lyft, US$ 620 milhões. Vale dizer que esses números são mundiais. Ou seja, enquanto a Uber opera em 60 países, a Lyft está em apenas dois. A Apptopia estima que 21% a 25% dos usuários da Uber estão nos EUA. Assim, a empresa de análise de dados estipulou que 25% ou mais de sua receita em vendas e marketing vêm dos EUA. Assim, 25% de US$ 3,4 bilhões seriam US$ 850 milhões, um número ainda mais alto do que o da Lyft.

A Apptopia também avalia que, especificamente em dispositivos móveis, os usuários adquiridos organicamente tendem a ter maior retenção e envolvimento do que os usuários adquiridos por meio de aquisição paga.

Fontes da Apptopia avaliam que:

– A retenção orgânica de usuários é mais de 4% superior àquela de aquisição paga;

– Usuários orgânicos criam mais de 12% mais sessões do que usuários adquiridos por fontes pagas;

A empresa de análise de dados acredita, então, que a aquisição e a retenção orgânicas são fator-chave que afetam as taxas de crescimento da Uber, em relação à taxa de download.