O primeiro dia de vendas da Xiaomi foi recebido com muitas críticas pelos usuários brasileiros no Facebook. Com um “evento de vendas online” – a marca não vende seus smartphones em lojas do varejo ou operadoras – marcado para acontecer às 12h00 desta terça-feira, 7, os usuários dirigiram-se à página da fabricante de smartphones na web para confirmar a compra, mas muitos não conseguiram.

Na rede social, a Xiaomi pediu aos usuários para que atualizassem constantemente o seu navegador na página de compra e insistissem nas tentativas. Porém, às 14h, o estoque disponibilizado esgotou e o evento de vendas chegou ao fim. Ao anunciar o término das vendas, uma enxurrada de críticas foi despejada na página da empresa no Facebook.

Dentre as reclamações, os usuários escreveram sobre falhas na atualização, problemas no acesso à página e falta do e-mail de confirmação da compra. Em alguns casos, os consumidores adicionaram ao fim de seu comentário a hashtag “Xaumi” (“tchau MI”), ao dar adeus à possibilidade de comprar o novo celular chinês.

“Não vou esperar. Esperei por semanas para nada. Vou comprar o Asus Zenfone”, escreveu uma consumidora chamada Claudia Francisco. “Tem que esperar de uma em uma semana para poder comprar? Vocês não estão com essa bola toda não!”, reclamou outro, que assina como Patrick Oliveira.

Outros usuários, aqueles que conseguiram comprar os smartphones, saíram em defesa da companhia chinesa.
“Não se desesperem, minha confirmação e compra já foi (sic) confirmada”, disse o internauta Maxwell Maximo.

“Eu consegui comprar, mas fico sensibilizado com as pessoas que não conseguiram. Realmente, houve uma falha no portal e por artimanhas no código alguns conseguiram comprar”, escreveu um usuário chamado Carlos Roberto.

'Problemas técnicos'

Procurada por MOBILE TIME, a Xiaomi confirmou que o estoque do Redmi 2 “esgotou completamente”, mesmo com os “problemas técnicos” do primeiro evento de vendas online. A companhia diz que está trabalhando para levantar “todas as questões” e deve manter os participantes informados.

De acordo com levantamento da IDC, a Xiaomi importou 3,2 mil unidades do Redmi 2 para o Brasil em maio. Questionada sobre a quantidade de peças vendidas pelo site e o tráfego de usuários, a empresa não respondeu.

A Xiaomi apresentou seu smartphone Redmi 2 como seu primeiro aparelho e carro-chefe de suas vendas no País. De acordo com o vice-presidente global da fabricante, Hugo Barra, a primeira safra de smartphones foi importada da China. Contudo, as próximas peças serão da produção local em Jundiaí, interior de São Paulo, na fábrica da Foxconn.

A Xiaomi promete uma nova rodada de vendas do Redmi 2 no Brasil para a próxima terça-feira, 14. Para entrar no evento, o usuário deve registrar-se no site da empresa a partir das 18h de hoje.