A Avast informou que comprou a rival AVG por US$ 1,3 bilhão nesta quinta-feira, 7. A oferta abrange todas as ações ordinárias da empresa de segurança digital por US$ 25 cada, em dinheiro, cerca de 30% do valor de compra da última quarta-feira, 6.

O objetivo da Avast com a aquisição é “ganhar escala” em mercados emergentes, e preparar-se para novos desafios como a produção de ferramentas de segurança para dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT). Se combinados, Avast e AVG possuem 400 milhões de dispositivos conectados aos seus serviços, sendo 160 milhões deles móveis.

A transação foi aprovada pelos conselhos da Avast e da AVG. Agora eles esperam pelo aval dos acionistas da AVG. De acordo com previsão das empresas, a aquisição é aguardada para ser concluída entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro de 2016.

Impacto no Brasil

No Brasil, Avast e AVG ocupam a primeira e a segunda posições, respectivamente, como os antivírus móveis mais populares. A primeira detém 36,8% desse mercado e a segunda, 13,3%, de acordo com a edição de abril da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil. Juntas, Avast e AVG somam, portanto, metade do mercado brasileiro de antivírus para celular (50,1%). Contudo, quando comparado com a edição anterior da pesquisa, realizada em novembro de 2015, nota-se que houve uma pequena queda de participação de ambos, enquanto concorrentes como PSafe e CM Security cresceram no mesmo intervalo (veja a tabela abaixo).

 

Vale lembrar que o estudo demonstrou que 51,4% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam antivírus em seus aparelhos. Os usuários de Android são os que mais usam, 58,8%, seguido pelos de Windows Phone (23,2%) e iOS (10%).