Com o objetivo de oferecer um mapeamento do setor de provimento de acesso à Internet no Brasil, a pesquisa TIC Provedores 2020, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que 60% dos provedores pesquisados fizeram vendas por meio de aplicativos de mensagem instantânea, como Whatsapp, Skype e chats do Facebook.

Os dados da quarta edição da pesquisa, de abrangência nacional, foram coletados entre junho de 2020 e janeiro de 2021, detalham as principais características das empresas que compõem o mercado de provimento de acesso, e identificam necessidades e potencialidades do setor.

A pesquisa aponta que nove em cada dez provedores de acesso à rede no Brasil (91%) disponibilizam fibra óptica aos seus clientes. “O volume de tráfego Internet vem aumentando e é importante que o provedor ofereça fibra óptica para dar conta de demandas, proporcionando assim uma conexão mais rápida e estável”, analisou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Houve um aumento na proporção de microempresas entre 2017 (38%) e 2020 (48%), o que indicaria que, em grande medida, o incremento na quantidade total de provedores no País nos últimos anos se deu pela entrada dessas empresas no mercado.

Segurança

A pesquisa de 2020 traz um novo indicador: 26% dos provedores afirmaram que sofreram ataques de negação de serviços (DDoS, na sigla em inglês), com maior incidência entre os provedores de maior porte. Entre as consequências geradas pelos ataques de negação de serviço, 51% dos provedores afirmaram que continuaram a operar, mas com lentidão para os clientes, e 35% afirmaram que tiveram como impacto a paralisação total dos serviço. “Dado que a maioria dos provedores que sofreram impactos tiveram lentidão na sua rede, é necessário considerar os possíveis danos de reputação que os ataques de negação de serviços podem causar, ainda mais no contexto da pandemia em que a maior presença de teletrabalho e ensino remoto exigem conexões mais estáveis e de qualidade”, afirma o relatório.