Em uma parceria entre empresas, universidade e governo, foi inaugurado nesta quarta-feira, 7, o Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC) na Unicamp (Universidade de Campinas). A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com coordenação da Softex, e execução do Instituto Eldorado e Unicamp.

O objetivo do hub é tornar os dispositivos móveis (celulares e smartphones) hábeis em tomar decisões usando recursos de inteligência artificial e tecnologia. “Os dispositivos atuam de forma passiva na geração de informações. Sistemas inteligentes podem integrar e mudar este paradigma, conferindo uma inversão deste caráter passivo na tomada de decisões. As abordagens baseadas em arquiteturas cognitivas podem deixar os aparelhos celulares mais inteligentes”, explicou Anderson Rocha, diretor do Instituto de Computação da Unicamp (IC).

O hub será composto por pelo menos 35 alunos, 15 professores e colaboradores da indústria. “Será uma força-tarefa se qualificando para uma nova fronteira de conhecimento”, disse Rocha.

De acordo com dados apresentados por ele, a União Européia investiu 1,5 bi de euros em inteligência artificial em 2019. Nos Estados Unidos, este investimento teria sido de US$ 7,7 bilhões, com projeção de chegar a US$ 77,7 bilhões até 2022.