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A TIM e a Kroton firmaram uma parceria para a oferta de cursos de ensino a distância (EaD). Com o acordo, os clientes da operadora terão acesso a 400 opções de cursos livres e 250 de graduação e pós-graduação, todos digitais. A partir da parceria, as duas empresas ainda se comprometem a criar uma joint-venture.

A nova companhia – cujo nome não foi informado – terá como a base a plataforma da Ampli, uma startup da Kroton criada em 2019 e que tem modelo mobile-first e business model diferenciado: o aluno só paga o curso se gostar.

Nessa parceria, a Kroton entra com plataforma tecnológica, conteúdos, credenciamento EAD, marca e time dedicado. E a TIM contribui com marketing e venda dos cursos junto aos seus assinantes móveis. A participação acionária da operadora na nova empresa poderá ser de até 30%, dependendo de algumas metas de captação de novos alunos. A Ampli tem hoje 15 mil alunos matriculados e a TIM possui mais de 50 milhões de clientes.

A operadora espera que a nova empresa seja um alicerce em sua transformação digital e de oferta de conteúdos à sua base de assinantes. Pelo lado da Kroton, a expectativa é ampliar a captação de alunos EaD em 20% anualmente. Em 2020, 400 mil estudantes aderiram à plataforma de educação digital.

Análise

2020 foi o ano da segunda onda de avanço em carteira digitais nas operadoras. E um dos exemplos mais emblemáticos foi da parceria da TIM com o C6, que inclui também participação acionária. Agora, 2021 começa a surgir como o ano do ensino digital nas telcos.

Esse movimento não ocorre por acaso e foi noticiado pelo Mobile Time um ano atrás. Durante a edição 2020 do Tela Viva Móvel, os líderes de SVA das operadoras revelaram que entretenimento, saúde e educação são as áreas de maior crescimento em serviços digitais nas teles.

Além da TIM com a Kroton, outros movimentos das operadoras em educação são: