O Brasil conta hoje com pelo menos 66 empresas que comercializam o desenvolvimento de chatbots. Este é o número de empresas identificadas pela segunda edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time. Isso representa um crescimento de 27% em relação às 52 empresas que participaram da primeira edição do relatório, publicada um ano atrás.

Juntas essas 66 empresas desenvolveram até o momento 17 mil robôs de conversação em português, somando aqueles que usam interface de texto e aqueles que se comunicam por voz (geralmente em chamadas telefônicas). Essa quantidade é mais que o dobro da verificada um ano atrás, quando as 52 empresas identificadas haviam produzido até então cerca de 8 mil bots.

Os bots em serviço dessas 66 empresas trafegam mensalmente 800 milhões de mensagens de texto, o que significa um aumento de 60% em um ano, e realizam 2,2 milhões de chamadas telefônicas. É a primeira vez que foi medido o volume de ligações feitas por bots no Brasil. Foram contadas apenas as chamadas em que o robô utiliza um motor de reconhecimento de fala para entender o que diz o consumidor.

O canal mais popular para a publicação dos bots continua sendo o Facebook Messenger, apontado por 41% dos desenvolvedores. Mas nota-se um viés de queda: um ano atrás ele havia sido escolhido por 47% das empresas entrevistadas. Em segundo lugar aparecem os sites web, que cresceram de 25% para 38% em um ano.

61% dos desenvolvedores afirmam que a maioria dos seus robôs de conversação oferecem uma conversa aberta, enquanto 39% dizem que a maioria dos seus projetos são de diálogos guiados por botões. Entre os desenvolvedores que usam processamento de linguagem natural (PLN), 33% dizem que o motor varia de acordo com o projeto; 30% têm motor próprio; 24% usam o IBM Watson; e 10% usam de outros fornecedores.

A maioria esmagadora dos desenvolvedores de bots estão localizados no estado de São Paulo: 43. E quase a metade deles (32) produziram entre 11 e 100 bots. Outros 21 criaram entre 1 e 10 robôs de conversação. Apenas oito fizeram mais de 100 bots, e quatro, mais de 1 mil.

O relatório completo traz ainda um guia com os contatos comerciais das 66 empresas participantes do projeto. O documento pode ser baixado de graça neste link.