A Anatel divulgou nesta quarta-feira, 8, que o número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações no primeiro semestre caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.  De acordo com a agência, entre janeiro e junho deste ano foram recebidas 1.493.000 reclamações nos canais de atendimento do órgão regulador. Em 2017, foram 1.769.900 manifestações de insatisfação no primeiro semestre. A telefonia móvel foi o serviço que mais recebeu queixas. Foram 701.500 reclamações no semestre, o que corresponde a 46,9% do total.

Nos primeiros seis meses de 2018, a telefonia móvel, registrou uma redução de 17,5% nas queixas. Já a empresa que mais sofreu reclamações no semestre foi a TIM, que recebeu 280.100 queixas.

Índices em junho

No mês de junho, o serviço móvel pessoal pós-pago foi o mais reclamado, com 74.023 reclamações. “Cobrança” foi o principal motivo de reclamações de telefonia móvel pós-paga (48,73%). Na telefonia móvel pré-paga, o principal motivo de reclamações foi o “crédito pré-pago” (41,88%).

A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.