O assistente virtual do Banco do Brasil no WhatsApp agora entende mensagens de voz. Os clientes podem dizer comandos como “consultar saldo”, enviando como mensagem de áudio, e o bot atende ao pedido. Suas respostas, contudo, ainda acontecem por texto, mas a instituição avalia devolver também em áudio, por uma questão de acessibilidade, para pessoas com dificuldade de ler na tela, como idosos, informa a gerente de soluções em IA e integração com atendimento da instituição financeira, Emmanuelle Oliveira. A compreensão de comandos de voz no bot do banco no WhatsApp ainda está em soft launch, por isso não é informada como opção durante o bate-papo, mas já pode ser testada por qualquer correntista que use o app de mensageria, conforme testado por Mobile Time.

Outra novidade que começa a ser experimentada pelo Banco do Brasil é a leitura de código de barras usando a câmera do celular dentro do WhatsApp, disse a executiva.

O Banco do Brasil acumula mais de 5,8 milhões de mensagens trocadas com seu bot no WhatsApp entre outubro de 2018, quando foi lançado, e julho de 2019. Somente no mês passado foram feitos 1,7 milhão de atendimentos por esse canal.

Emmanuelle Oliveira participou nesta quinta-feira, 8, do Super Bots Experience, seminário organizado por Mobile Time, em São Paulo.