A Uber registrou prejuízo líquido de US$ 5,2 bilhões, a maior perda trimestral da empresa. Boa parte desse valor, US$ 3,9 bilhões, é atribuída a custos de compensação financeira com a abertura de capital. De toda maneira, a perda de US$ 1,3 bilhão foi 30% maior do que a do mesmo período em 2018. Vale lembrar que a empresa de transporte fez sua estreia na bolsa de valores em maio deste ano.

Além do déficit, o crescimento da Uber também decepcionou. Houve um aumento de 14% da receita ano a ano, passando de US$ 2,77 bilhões no mesmo período de 2018 para US$ 3,17 bilhões, porém os números podem dar a entender que a empresa está crescendo muito lentamente.

Na América Latina, a Uber teve um aumento na receita de 24%, passando de US$ 547 milhões para US$ 417 milhões.

Operações

Com relação aos Consumidores Mensais Ativos de Plataforma (MAPCs, na sigla em inglês), a Uber sentiu um aumento de 30%, de 76 milhões para 99 milhões. “Em julho, a plataforma Uber alcançou mais de 100 milhões de MAPCs pela primeira vez, à medida que nos tornamos uma parte cada vez mais integral da vida cotidiana em cidades ao redor do mundo”, apontou o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, no relatório.

O número de viagens também aumentou, passando de 1,242 bilhão para 1,677 bilhão, crescimento de 35%. “Nossa estratégia de plataforma continua a apresentar resultados fortes, com Viagens aumentando 35% e as Reservas Brutas aumentando 37% em moeda constante, em comparação com o segundo trimestre do ano passado”, disse Khosrowshahi.

Recentemente, a Uber anunciou um corte de 1,2 mil pessoas no departamento de marketing, numa tentativa de reduzir custos e tornar as operações mais eficientes.

A receita da Uber Eats tece aumento de 72%, passando de US$ 346 milhões para US$ 595 milhões. No segundo trimestre de 2019, os Consumidores de Plataforma Atuais Mensais (MAPCs) do sistema de entrega de comida cresceram mais de 140% ano a ano. Mais de 40% dos novos consumidores da Eats nunca usaram a plataforma antes. A seleção de restaurantes atingiu 320 mil parceiros de restaurantes no final do segundo trimestre de 2019.