Bots

Ilustração: Cecilia Marins

Clientes do Banco do Brasil (Android, iOS) podem aderir ao open finance por meio do WhatsApp (Android, iOS) a partir desta segunda-feira, 8. Conversando com o assistente virtual da instituição, é possível consentir o compartilhamento dos seus dados bancários, etapa essencial para participar do programa.

Basta iniciar um chat com o assistente virtual do BB no app, no número 61 4004-0001 e mandar a mensagem “open finance”. Assim, se inicia a jornada do consentimento, feita sem interação humana, do começo ao fim. A autorização significa que seus dados de uma instituição financeira podem ser consultados por outra. Conhecendo melhor o perfil do cliente, elas podem oferecer produtos ou serviços mais personalizados.

Segundo o banco, mais de R$ 7 bilhões em saldos consolidados com outros bancos são gerenciados na sua plataforma de planejamento financeiro, dentro do app. Uma pesquisa da instituição mostra que 70% dos clientes que já aderiram ao open finance receberam ofertas personalizadas a partir dos seus dados compartilhados ou utilizaram soluções com informações da integração.

Além desse serviço, o assistente virtual do BB também ajuda em outras demandas, sem necessidade de interação humana. Lá, o cliente pode renegociar dívidas, realizar empréstimos, além de verificar informações sobre Pix, serviços de INSS, cobrança bancária, Informe de Rendimentos Pessoa Física, empréstimo pessoal e outros assuntos. O banco afirma que o canal tem 12 milhões de usuários ativos.

Super Bots Experience

A 8ª edição do Super Bots Experience, que acontece na semana que vem, dias 16 e 17 de agosto, no WTC, em São Paulo, terá um painel sobre a experiência dos bancos com bots. Estão confirmados no painel:

Fernando Martinovich, superintendente de Atendimento, Sicoob
Laís Neves, head de atendimento e relacionamento digital e IA, Santander Brasil
Marilia Caminha, gerente de canais, IA, onboarding e negócios, Banco Original
Vinicius Caridá, superintendente e head de Digital Customer Service, Itaú Unibanco
Thais Vasconcelos, gerente de assistentes virtuais, Banco do Brasil

Para mais informações sobre o evento, acesse www.botsexperience.com.br