Não é só o Google que está trabalhando em carros sem motorista. A maioria das montadoras de automóveis está dedicando esforços nesse sentido. A Mercedes-Benz, por exemplo, acaba de anunciar um projeto com a divisão de localização e navegação da Nokia, a Here: as duas empresas mapearam em três dimensões o percurso entre as cidades alemães de Manheim e Pforzheim, por onde passou, 125 anos atrás, o primeiro automóvel da fabricante alemã. Foram incluídos todos os detalhes possíveis para viabilizar, no futuro, que um carro sem motorista realize esse trajeto: quantidade de faixas, mapeamento dos sinais de trânsito e posicionamento exato de semáforos.

Magneti Marelli e Continental

Paralelamente, a Nokia anunciou acordos com duas fornecedoras de componentes para a indústria automobilística: Magneti Marelli e Continental. Com a primeira, a Nokia desenvolverá uma solução de navegação fim a fim a ser oferecida para as montadoras e seus carros conectados, que poderão acessar dados sobre trânsito e preços de combustíveis atualizados pela plataforma da Here em tempo real. Para a Continental, a Nokia fornecerá conteúdo em 3D para a sua plataforma de infotainment em carros conectados.

Análise

A Nokia pode ter vendido sua área de handsets para  Microsoft, mas promete continuar forte com serviços de localização e navegação, por meio da Here. Os três acordos com a indústria automobilística revelados hoje demonstram isso.