A Here, subsidiária da Nokia responsável pela área de mapas e navegação, firmou uma parceria internacional com a Swarco, fabricante de sistemas de sinal de trânsito para grandes metrópoles. A ideia é combinar as informações de gerenciamento de sinais de trânsito da Swarco com os dados de mapas do Here, incluindo o deslocamento de carros em tempo real. Desta forma, tanto o controle dos sinais quanto as rotas definidas em apps de navegação rodoviária ficariam mais eficientes e precisos. Um aplicativo de navegação  poderia, por exemplo, indicar a velocidade média ideal para um carro pegar uma "onda verde" de sinais. A Swarco é a responsável pelos sinais de trânsito em Roma, dentre outras cidades.

Oakland

A Here apresentará esta semana em um congresso sobre navegação nos EUA uma solução desenvolvida para o condado de Oakland, nos arredores de Detroit, para a localização de carros em ambientes sem sinal de GPS, como mergulhões ou ruas rodeadas de arranha-céus. Para tanto, é utilizado um equipamento instalado em um poste na calçada com a tecnologia DSRC (comunicação dedicada de curto alcance). Esse equipamento se comunica com outro instalado nos carros para localizá-los em um mapa com uma precisão de até um metro. A proposta é usar essa tecnologia para localizar não apenas carros, mas também bicicletas e skates, e acompanhar seu deslocamento em tempo real nos mapas, trocando informações com a infraestrutura de telecom da cidade e cruzando com aquelas de apps de navegação. Entre os benefícios estará a possibilidade de saber onde há vagas livres para estacionar, por exemplo. A longo prazo, o objetivo é ter carros autônomos.

O condado de Oakland tem uma força-tarefa dedicada ao estímulo de soluções para carros conectados. A meta é que toda a frota da cidade esteja conectada dentro de alguns anos.