Ken Paxton, procurador do Texas abrirá oficialmente uma investigação multiestadual nesta segunda-feira, 9

O procurador do Texas, Ken Paxton, iniciou uma investigação interestadual sobre possíveis práticas antitruste do Google nesta segunda-feira, 9. Conforme noticiado por esta publicação na última sexta-feira, a coalizão com 50 procuradores estaduais analisará se as ações da companhia em seus negócios de publicidade online e motor de busca foram guiadas por comportamentos anticompetitivos.

“Não tem nada errado em tornar-se o principal negócio no setor, se você segue as regras de livre mercado. Mas vimos evidências que as práticas de negócios do Google podem ter prejudicado a escolha dos consumidores, diminuído a inovação, violado a privacidade dos usuários e colocado a companhia no controle e disseminação da informação online”, disse Paxton, em comunicado à imprensa.

A investigação dos procuradores estaduais terá apoio de especialistas legais de cada estado e do governo federal norte-americano, de maneira que garanta uma competição justa e acesso livre de norte-americanos ao mercado digital. Entre os motivos para a investigação, a procuradoria do Texas citou casos de propagandas ilegais de drogas nos Estados Unidos e três ações antitruste da Comissão da União Europeia contra o Google.

Outro lado

Na última sexta-feira, 6, Kent Walker, vice-presidente de assuntos globais do Google, escreveu no blog da empresa que já esperava por questões dos procuradores estaduais e que pretende mostrar como a empresa investe em inovação, provê serviços que a população pede e está engajada em uma competição robusta e justa.