Tem crescido no Brasil a demanda por soluções de segurança para proteger conteúdo de serviços over the top (OTT) contra pirataria, diz Gabriel Ricardo Hahmann, diretor de vendas na América do Sul da Irdeto, companhia que comercializa tais serviços de proteção.

“A demanda por segurança vem crescendo no Brasil. Todos os operadores e donos de conteúdo estão procurando soluções antipirataria. Dois anos atrás não era assim”, relata o executivo.

O aumento da demanda está relacionado com a popularização dos serviços de streaming de filmes e séries OTT no País, assim como com a facilidade de distribuição ilegal dos mesmos conteúdos pelos piratas, por meio de plataformas digitais. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de junho deste ano, 38% dos internautas brasileiros com smartphone assinam algum serviço de streaming de filmes e séries, sendo o Netflix o mais popular.

A Irdeto não tem uma estimativa específica sobre o tamanho do mercado pirata no Brasil, mas um dado mundial levantado pela empresa durante a Copa do Mundo de 2018 serve de parâmetro: durante o evento, a Irdeto identificou 5 mil streams ilegais dos jogos ao redor do mundo, com um público estimado de 4 milhões de pessoas. Cabe lembrar que em muitos países, ao contrário do Brasil, a Copa do Mundo não era transmitida na TV aberta, mas somente em canais pagos, o que estimulou a ação dos piratas.

Mais recentemente, com base em informações fornecidas pela Irdeto, a polícia espanhola fechou uma operação pirata de IPTV na Espanha que tinha mais de 500 mil assinantes.

Piratas em ação

Segundo o executivo, um dos caminhos de operação dos piratas é contratar o serviço OTT legalmente e redistribuí-lo através de plataformas digitais cobrando uma assinatura mais barata ou publicando o conteúdo em plataformas populares para gerar receita com publicidade.

Existem também os piratas que compartilham credenciais de acesso, relata Hahmann. “Uma coisa é compartilhar credenciais dentro da sua família, mas tem gente que faz disso um negócio: vende credenciais desses serviços, o que provoca grande impacto para o dono do conteúdo. Este, em vez de ter cinco ou seis usuários pagantes, acaba tendo apenas um”, comenta.

Aplicativos piratas para Android TV são outro meio de distribuição ilegal de conteúdo, neste caso, para veiculação diretamente na TV conectada do usuário, informa o executivo.

Proteção

Para encontrar os streams ilegais, empresas como a Irdeto fazem buscas automatizadas pela Internet aplicando palavras-chave relacionadas a determinado conteúdo e também analisando imagens, como escudos de time de futebol, por exemplo, no caso de uma partida.

Outra forma de proteção para os provedores dos serviços é a aplicação de uma marca d’água forense no conteúdo. Assim, é possível descobrir de qual assinatura proveio o conteúdo pirata.