O Vivo Ads passou a usar a Engage Hub como plataforma de engajamento com o usuário nesta semana. Com a solução, a operadora oferecerá aos clientes do Ads uma nova opção de saída da plataforma (opt-out). O serviço colabora para colocar a operadora em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entra em vigor em agosto de 2020. Por sua vez, os clientes que ficarem na plataforma terão ofertas exclusivas e promoções de “marcas confiáveis”.

Pelo lado das empresas que investem em publicidade no Vivo Ads, a solução oferece uma estratégia customizada para alcançar o cliente certo, no momento certo, sem incomodá-lo com peças de marketing em momentos inoportunos.

Histórico

Em abril deste ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT) enviou um ofício à operadora pedindo um relatório de impacto à proteção de dados pessoais e uma avaliação de segurança no Vivo Ads. E, em agosto, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu novamente o relatório e acusou a Vivo de vender dados indevidamente de seus clientes para empresas anunciantes.

Na época, a Vivo disse que sua plataforma de publicidade móvel não coleta dados da Internet do consumidor, mas, sim, de seu cadastro de telefonia móvel (feito na hora da contratação) e de geolocalização do serviço. Afirmou ainda que os dados coletados foram feitos após consentimento (opt-in) dos seus clientes e reiterou que esses dados não são repassados às empresas de publicidade.