O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quarta-feira, 9, a segunda edição do programa de aceleração de startups brasileiras, o BNDES Garagem. Nesta primeira etapa, foi lançado o edital para a seleção da aceleradora que dará o suporte à iniciativa.

De acordo com o cronograma do banco, as aceleradoras podem mandar suas propostas até o dia 23 de outubro. Na segunda quinzena de novembro, será divulgada a primeira seleção, que contará com até seis aceleradoras. Na primeira quinzena de dezembro será apresentada a banca de avaliação das finalistas e, na primeira quinzena de janeiro de 2021, o banco apresenta a aceleradora vencedora.

Assim como na edição passada, a iniciativa conta com dois programas para startups que estejam em momentos diferentes. O primeiro deles é o de Criação, com empresas iniciantes ou pessoas físicas, que estejam em fase de criação ou busquem apoio para o desenvolvimento de um produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês). E o segundo o Tração, é voltado para aquelas que estejam entrando no mercado, iniciando as vendas e que tenham faturamento inferior a R$ 16 milhões.

Ao todo, serão três ciclos de aceleração em 30 meses. Ao todo, serão 135 startups aceleradas, sendo 45 por ciclo: 20 no módulo de criação (com duração de 3 meses) e 25 no módulo tração (4 meses).

Independente do estágio da startup, elas devem solucionar problemas sociais e ambientais, gerando impacto e resultados financeiros positivos nas seguintes verticais: saúde, educação, sustentabilidade, gov-tech e cidades sustentáveis.

“Buscamos startups de impacto e que buscam desde o início melhorar a vida das pessoas e melhorar desafios sociais e ambientais”, disse em live promovida pelo Banco nesta quarta, Filipe Borsatto da Silva, chefe do departamento de fundos de investimento AMD/DEGIF do BNDES.

Primeira edição do Garagem

A primeira edição do programa teve mais de 5 mil startups inscritas e contou com 79 participantes, sendo que 74 delas concluíram o ciclo. Das 30 startups que participaram do módulo de tração, a maioria teve crescimento de receita. Foram realizadas cerca de 50 conexões com investidores.

Com 44 participantes, o módulo de criação resultou na criação de 16 novos CNPJs, sendo que 43% desses já geravam receitas ao final do programa.