A hiperautomação consiste na combinação de várias tecnologias, como análise de dados, inteligência artificial, bots e RPAs para automatizar, de forma inteligente, processos repetitivos de trabalho e gestão de negócios. A Certsys vem percebendo um aumento nos projetos de hiperautomação, liderados principalmente pelos setores financeiro e varejista, e agora enxerga também uma demanda crescente do lado de instituições de ensino, diante da transformação digital pela qual estão passando desde o começo da pandemia.

“As instituições de ensino transformaram boa parte das suas grades em educação à distância. Com isso, acabam-se os limites da sala de aula. Uma instituição com 60 alunos por turma passa a poder ter 3 mil de forma virtual, o que aumenta de forma exponencial os dados que precisa tratar”, comenta João Teixeira, chief growth officer da Certsys, em conversa com Mobile Time. 

Entender o perfil dos estudantes para ter ações de prospecção de novos alunos para determinados cursos; cuidar de toda a gestão daquele aluno, da forma mais individualizada possível, usando inteligência artificial e bots, desde o onboarding até o acompanhamento da sua evolução no curso; oferecer atendimento 24/7; e identificar conteúdos em que a turma está tendo mais dificuldade são alguns dos objetivos possíveis em projetos de hiperautomação na educação.

“Na educação o fator humano é sempre necessário. Não vamos substituir o professor, mas aumentar a capacidade dele com a tecnologia. A partir do momento que há muitos alunos em uma turma, digamos 300 em vez de 50, como ter uma visão individual de cada um? É preciso usar IA e dados para saber o que precisa investir em cada aluno. É impossível conhecer pelo nome todos esses estudantes e suas dificuldades. É aí que o uso de IA e automação faz a diferença”, argumenta Teixeira.

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João Teixeira, CGO da Certsys: “Na educação o fator humano é sempre necessário. Não vamos substituir o professor, mas aumentar a capacidade dele com a tecnologia”

A Certsys tem como meta conquistar 80 novos clientes em 2021 e projeta que 20% virão do setor de educação, atraídos principalmente por projetos de hiperautomação. A demanda deve se concentrar mais naquelas que oferecem ensino massivo, como universidades privadas e cursos profissionalizantes. E deve abranger tanto instituições tradicionais quando edtechs. As primeiras buscam a modernização de seus processos e as últimas, plataformas e infraestrutura para suportar seus produtos.

Centro de excelência em automação

Para projetos em grandes empresas, a Certsys recomenda a criação de um centro de excelência de automação dentro da estrutura da organização. Sua função é definir as responsabilidades, as políticas, as tecnologias e a capacitação de pessoal para cada projeto de automação que for desenhado. É importante que o centro de excelência seja transversal dentro da estrutura do cliente, abrangendo diversas áreas da empresa, não apenas a de TI. A Certsys colabora no desenho e implementação do centro para os primeiros projetos, mas a ideia é de que o cliente seja capaz de geri-lo sozinho depois de certo tempo.