O Telegram disponibilizou para desenvolvedores uma plataforma para a criação de games em HTML5. Ela é integrada à sua plataforma de bots e permite que os jogos sejam abertos dentro de qualquer janela de bate-papo. É possível criar games com gráficos e sons. Eles abrem como uma página web em um navegador embutido dentro da conversa.

Segundo a empresa, centenas de jogos estão em desenvolvimento e mais de 30 títulos já foram criados em sua plataforma. 23 deles são de autoria da desenvolvedora Gamee. Como demonstração, o Telegram lançou um chatbot chamado @gamebot, que oferece três jogos desenvolvidos pelos seus programadores. O primeiro é "Math Battle" e consiste em fazer contas matemáticas o mais rapidamente possível, correndo contra o tempo. "Math Battle" foi desenvolvido em apenas três horas, informa a companhia. O segundo se chama "Corsairs" e levou apenas cinco horas para ser programado. Nele, o jogador  controla uma nave espacial que se esquiva de tiros. O terceiro jogo para demonstração é o "Lumberjack", em que um lenhador precisa desviar dos galhos que caem da árvore que está cortando.

Os games foram pensados para serem integrados nas conversas. Dá para jogar com os amigos e ver o placar em um ranking internacional.

Jogar games dentro do Telegram não consome memória de armazenamento do smartphone, pois não é feito um download. Na prática, é como se fosse um streaming de jogo.

O Telegram é hoje a terceira plataforma de mensagens móveis mais utilizada no Brasil, atrás apenas do WhatsApp e do Facebook Messenger. De acordo com a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, 19,7% dos internautas brasileiros com smartphone são usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do Telegram.

Análise

As plataformas de mensageria são os aplicativos mais usados no mundo. As pessoas passam mais tempo dentro delas do que em qualquer outra categoria de app. É natural que essas plataformas comecem a adicionar novos serviços. Essa tendência surgiu primeiro entre os comunicadores instantâneos asiáticos (WeChat, Kakao Talk e Line), e agora acontece também entre aqueles que fazem sucesso no Ocidente. Primeiro vieram as APIs dos chatbots. Games são um novo passo natural, assim como serviços de pagamentos, funcionalidade que está em teste pelo Messenger nos EUA.