A Waymo chegou à marca de 10 milhões de milhas (16 milhões de quilômetros) rodadas com seus carros autônomos em vias públicas nesta quinta-feira, 10. São 2 milhões a mais do que o último resultado apresentado pela companhia em julho deste ano. Até o final do mês, a expectativa é que a companhia chegue a 7 bilhões de milhas realizadas em simulações.

Como parte das comemorações do resultado, a companhia confirmou que começará a fazer testes com transporte de pessoas em minivans na cidade de Phoenix, Arizona, até dezembro, como explicou John Krafick, CEO da Waymo: “Embora tenhamos feito grandes avanços com esses 10 milhões de milhas, os próximos 10 milhões se concentrarão em transformar nossa tecnologia avançada em um serviço que as pessoas vão usar e adorar. Para atender melhor nossos passageiros e possibilitar que mais pessoas se beneficiem dessa tecnologia, precisamos estar seguros e também capazes, confortáveis e convenientes”.

O sistema funcionará como um serviço de táxi por aplicativo com carros autônomos. Esta é a primeira vez que um autônomo será testado comercialmente nos Estados Unidos. De acordo com Krafcik, 400 usuários já fizeram o pré-registro para usar a plataforma através do programa Early Rider.

O executivo ressalta que a solução consegue agir com plena autonomia de direção na área metropolitana de Phoenix. Agora, como os próximos desafios da companhia controlada pela Alphabet, Krafick disse que pretende levar a direção autônoma para “outras localidades” e criar “carros mais seguros, capazes, confortáveis e convenientes” para os passageiros.

Vale lembrar, a Waymo tem mais de dez anos de atuação, desde a época que estava dentro da divisão Google X. Atualmente, os carros com direção autônoma estão em testes em 25 cidades de seis estados norte-americanos.