A Algar Telecom se juntou nesta quinta-feira, 10, ao rol de operadoras que testam a tecnologia 5G. Aproveitando a ocasião dos 89 anos do Grupo Algar, a empresa está demonstrando a quinta geração em Uberlândia (MG) na faixa de 3,5 GHz – a tele obteve uma licença da Anatel para uso em caráter de teste e pesquisa científica. A rede, que utiliza equipamentos da Huawei, ficará disponível para experimentação aberta ao público por dez dias.

A Algar já tinha realizado em agosto os primeiros testes 5G em laboratório com cooperação da fornecedora chinesa e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos quais foi possível medir velocidade da taxa de dados, latência de rede, consumo de energia e outras variáveis conforme situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes. Nessa etapa, a empresa atingiu 1.054 Mbps (ou seja, acima de 1 Gbps) em downlink e 114 Mbps em uplink.

Especificamente na latência, um dos pontos mais importantes da tecnologia, o teste chegou a 6 ms, contra 15 ms no LTE-Advanced (4,5G) “em boas condições”. Em comunicado, o diretor de operações e tecnologia da Algar, Luis Lima, explica: “Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância”.

A companhia reitera, contudo, que, embora o serviço esteja em demonstração, a comercialização ainda dependerá do leilão das faixas para 5G. E isso é uma questão que tem ficado cada vez mais para o segundo semestre de 2020, pelo menos. O edital do leilão deverá ser analisado pela Anatel em cerca de 30 dias.

As demonstrações da Algar ficarão abertas ao público em Uberlândia até o dia 20 de outubro. Nelas, é possível experimentar o 5G utilizando o smartphone Huawei Mate 20X 5G para testes de velocidade e comparativos com 4G. A empresa disponibiliza ainda óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem. Os testes para o público estão sendo realizados no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa.