A fintech carioca Alterbank (Android, iOS) nasceu há cerca de um ano e meio com outro nome: PagueCripto. Seu CEO, Vinícius Frias, fundou a startup para que o usuário de moeda digital tivesse liquidez, com a possibilidade de fazer pagamentos de boletos e transferências, por exemplo. Com o tempo, a empresa ganhou corpo, evoluiu e mudou de nome. Recentemente, a fintech firmou uma parceria com a Visa para lançar a primeira conta digital pré-paga de multimoedas da bandeira de cartões, que pode ser usada em reais ou em criptomoedas e com cartão de crédito internacional com tecnologia NFC.

“A gente observou que 70% dos pagamentos feitos com criptomoedas eram de cartões de crédito. Ou seja, o cliente mandava o boleto da fatura e a gente fazia o pagamento para eles. Por isso, tivemos a sacada de oferecer um cartão, assim, o usuário faria tudo conosco. Conversamos com a Visa, mostramos como iria funcionar e desenvolvemos a parceria”, explica Frias.

A conta digital possui diferentes carteiras pré-pagas, sendo uma com o saldo em reais e as demais com saldos em criptomoedas. É preciso fazer um depósito na conta para usar o Alterbank, que pode ser realizado via TED de mesma titularidade ou pagamento de boleto – gerado pelo app da fintech. É possível também adicionar reais à conta via criptomoedas, depositando na carteira da moeda digital e convertendo o saldo desejado no próprio aplicativo.

Em reais, o usuário faz pagamentos de contas com boletos, transferências via TED para outras instituições bancárias (em horário de funcionamento dos bancos), transações entre contas Alterbank, 24h por dia, inclusive para parceiros, como a Bitpreço, casa de câmbio de criptomoedas.

Por meio da carteira de criptomoedas, é possível depositar e manusear bitcoins bem como transferi-los para outras carteiras da mesma moeda ou efetuar conversões para reais, e vice-versa, na conta do próprio usuário. Por enquanto, o Alterbank aceita apenas bitcoin, mas muito em breve a fintech vai incluir transações com Litecoin e Ethereum.

Expansão

Com a parceria com a Visa, o Alterbank espera sair de 1,5 mil contas para 50 mil ou 100 mil contas até o ano que vem. “É um percentual ainda pequeno, se considerarmos que estamos falando de um público de 1,7 milhão de pessoas que usam bitcoin no País”, explica o CEO.

Para crescer, Frias vai aumentar as parcerias com corretoras de criptomoedas, como a Bitpreço, onde seus clientes podem fazer saques instantâneos por cartão e transferências em reais da corretora para o Alterbank.

Além da Visa, a fintech conta com a Conductor, instituição de pagamento para fazer a gestão das contas em reais.

O Alterbank também permite efetuar compras na função crédito, além de saques de valores em espécie nas redes do Banco 24horas, SaquePague e Correios.

“Nosso público ainda será a pessoa interessada em criptomoeda, em investimento, e com a parceria da Visa é uma pessoa que nunca usou moeda digital, mas que agora pode usar com uma marca de confiança por trás.”

A abertura da conta é gratuita, mas é necessário o convite para poder participar da fase de testes.