Produtores de conteúdo e influenciadores em geral veem no Instagram (Android, iOS) uma potente ferramenta para alcançar uma maior audiência e aumentar suas receitas. Pensando em ajudar a alavancar os negócios de pequenos e médios empreendedores e influenciadores, o Bume (Android) é um software web de gestão, marketing e vendas com foco na rede de imagens, que acumula mais de 500 mil downloads. Atualmente, a ferramenta adicionou em seus planos uma forma de monetização com os “melhores amigos”, lista de pessoas no Instagram que podem receber conteúdos exclusivos. E, futuramente, vai oferecer um marketplace de produtores de conteúdo, permitindo que outros usuários acessem essas pessoas mais facilmente.
A lista de “melhores amigos” (close friends, em inglês), serve para enviar Stories para um grupo. O dono do conteúdo pode escolher entre oferecê-lo gratuitamente, apresentar um trecho dele ou reservá-lo somente para pagantes. “É uma televisão particular, cada produtor de conteúdo pode, agora, montar sua própria Netflix”, diz o CEO do Bume, Michel Ank.
O Bume auxilia no envio de mensagens a esses usuários e faz o processo de pagamento para seus clientes, que pode ser uma assinatura recorrente, por exemplo. O usuário do Instagram pode pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. “Cada produtor de conteúdo define seu preço e seu plano. Pode ser mensal, trimestral, semestral e anual”, explica. A cobrança do Bume é um valor fixo de R$ 9,99 mais R$ 0,90 por cada transação, ou seja, por cada pagamento.
O recurso funciona como uma forma de reter o usuário, mas é também uma fonte de captura de leads já que, para fazer parte da lista “melhores amigos”, o instagramer preenche uma ficha de cadastro personalizada.
“Estamos vendo o close friends como uma outra forma de entregar conteúdo. Eles não conseguiam monetizar e agora vão conseguir. Estamos empoderando, trazendo independência para esse negócio”, afirma Ank.
Marketplace
Além do gestor de conteúdo dos “melhores amigos”, o Bume vai lançar uma plataforma que funcionará como um marketplace de influenciadores e produtores de conteúdo. A proposta é facilitar o encontro entre os usuários do Instagram e essas pessoas.
“Teremos um site, com uma descrição de cada influenciador de modo a potencializar a divulgação dele. Nosso foco está nos pequenos negócios. Por enquanto, ele será responsivo. Não temos um aplicativo. Devemos lançar um app utilitário para os influenciadores em breve. Esse mercado é muito novo. Estamos investindo de forma gradual. Estamos apresentando ao mercado um novo serviço”. O marketplace deve estrear no início de 2020. “É uma mudança no perfil da nossa plataforma. A gente começou a entender que temos um novo braço de negócios”, resume o CEO do Bume.
Bume: modo de usar
Ao fazer o cadastro no Bume, o usuário deve indicar perfis de pessoas ou marcas concorrentes, localizações de check-in ou hashtags, para que o serviço identifique pessoas que possam se interessar pelo seu perfil através desses indicadores. Depois do preenchimento, a ferramenta passa a seguir pessoas relacionadas a esses três fatores.
A plataforma oferece opções de interações automáticas para seguir um usuário, deixar de seguir, visualizar o stories para aumentar a visibilidade do seu perfil. Os seguidores recebem mensagens automáticas escritas pelo próprio produtor do conteúdo. É possível, também, mandar mensagens no direct automáticas de boas vindas, além de agendar publicações. Tudo para cativar e fidelizar os seguidores. O Bume também curte automaticamente as fotos dos novos fãs. Além disso, o serviço deixa de seguir usuários que derem unfollow no perfil cadastrado, além de permitir agendar posts no Instagram.
O Bume oferece o Plano Gestão mensal (R$ 37,70), trimestral (R$ 27,70 por mês ou pagamento único de R$ 83,10) ou anual (R$17,70 por mês ou pagamento único de R$ 212, 40) para seus clientes.