O Facebook (Android, iOS) e o Instagram (Android, iOS) anunciaram nesta quinta-feira, 11, que já removeram 1 milhão de posts que continham desinformação grave sobre Covid-19 no Brasil.

As plataformas afirmam que usam critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde), com quem trabalham em parceria, além de autoridades de saúde de todo o mundo. Como exemplos de conteúdos falsos ou mentirosos estão declarações negando a existência da pandemia, ou de que as vacinas contra Covid-19 podem levar à morte e a outras doenças, como Aids ou autismo.

O Facebook e o Instagram informaram ainda que têm acordos com agências de verificação de fatos, como a Agência Lupa, Aos Fatos, AFP e Estadão Verifica. “Quando um post é marcado como falso por uma agência, seu alcance é reduzido de forma significativa, ou seja, menos pessoas encontrarão aquele conteúdo. Além disso, é adicionado um rótulo sobre a postagem para alertar aqueles que ainda assim virem o conteúdo marcado falso”, afirmam as empresas em comunicado.